Eleições no Pará: a mensagem simbólica da aliança de Ana Júlia com Almir Gabriel

Qual a mensagem simbólica da aliança entre Almir Gabriel e Ana Júlia?

Esta aliança sintetiza a incoerência política que assaltou os arraiais petista nestas eleições no Pará. É uma grande vitória do ex governador Almir Gabriel. Almir sairá da vida pública anistiado politicamente pelo PT em relação ao massacre de Eldorado de Carajás.

Eu nunca achei que o ex governador almir Gabriel tenha ordenado aquele massacre, mas o PT achava e achou até antes de ontem. A direção petista exibiu faixas públicas em frente ao Palácio do Despachos chamando Almir de assassino. Eu estava assistindo este ato.

Eu me pergunto, será que o patrimônio político e de coerência do PT aguentará tanta incoerência? será que a busca em evitar uma derrota acachapante de segundo turno, comporta uma resolução política como a de ontem(15)?

Não tenho nenhum bloqueio ideológico que não aceite alianças eleitorais num contexto de segundo turno. Mas pragmatismo tem limites.

Os fatos relatados neste blog tem amplo testemunho histórico, da militância, dos meios de comunicação. Quem for ao CENTUR e abrir os jornais da campanha eleitoral estadual de 1998, encontrará fatos materiais acusatórios contra o governo Almir Gabriel.

No primeiro turno, a campanha Ana Júlia, comparava os 12 anos de governos tucanos com os 4 anos de governo Ana Júlia. Lembremos, destes 12 anos, 08 anos foram de Almir Gabriel.