Eleições no Pará: governo em OCASO, através de secretários e assessores ataca o mestrado em ciência política da UFPA

Acabo de ler no blog da petista e ex-candidata a deputada estadual Edilza Fontes uma nota que ataca frontalmente as Oficinas eleitorais do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPA em processo de realização durante as eleições de 2010 no Pará. Esta nota assinada por vários professores da UFPA, traz no seu ápice nomes como : o Ex-secretário da Fazenda e atual presidente do IDESP, o secretário adjunto da SEDECT, o Diretor do PRODEPA, a esposa do secretáro da SEDECT, o presidente da FAPESPA, TODOS DO GOVERNO Ana Júlia, Além de outros DAS's...

Que estes professores estejam engajadas em torno de candidaturas, tudo bem, é um direito de cidadania, mas sair atacando de forma açodada uma pesquisa séria, legal e totalmente transparente é demais. Estes signatários romperam o terreno da responsabilidade, da ética acadêmica e cairam no terreno da disputa partidária no mais baixo nível possível.Estes docentes para continuarem de bem com o poder estadual traem o fazer cotidiano de seus colegas de academia, senão vejamos. Detalhe...99% destes signatários não trabalha ou nunca trabalhou em suas pesquisas com estatística, olhem o Lattes destes professores. Vamos aos "equívocos" deste manifesto contra a autonomia política, administrativa, financeira e pedagógica das unidades autônomas da UFPA. Imaginem este pessoal administrando a reitoria de nossa universidade, vamos aos fatos:

1- Esta pesquisa é financiada pela FAPESPA, através de edital público. Não é a UFPA como instituição quem está financiando esta pesquisa.

2- No dia das eleições nossos números acertaram em cheio nos votos obtidos por Simão Jatene, Juvenil, F.Carneiro e Cléber. Não acertamos nos números de votos de Ana Júlia, pois esta cresceu nove pontos entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro. Mas conseguimos quantificar o peso do uso da mibilização partidária e da máquina de governo...foi de 9%. Nossa pesquisa fotografou as intenções de votos entre os dias 24 e 28 de setembro.

3- Pesquisa informal realizada uma semana após o primeiro turno, feita por telefone com amostragem de 1.600 residenciais, em todas as regiões do Pará, indicam que Ana Júlia recuou a níveis obtidos no dia 28 de setembro na pesquisa PPGCP/veritate. Ou seja, hoje, os indecisos conquistados na boca de urna voltaram à indecisão, e esperam nova investida de boca de urna.


4- Estes ataques são contemporâneos a preparação de nossa terceira pesquisa. Estes ataques visam descredibilizar nossos próximos achados em nossa pesquisa de intenção de votos. Nossas pesquisas impedem qualquer tentativa de manipular a boa fé do povo do Pará.

5- Nossas pesquisas foram as primeiras que detectaram a diferença abissal que separava as intenções de votos de Jatene em relação a Ana Júlia no primeiro turno.

6- O IBOPE em sua pesquisa indicou diferença de 10 pontos de Jatene para Ana. Nós, no mesmo período indicamos diferença de 17 pontos percentuais pró-Jatene. Todos viram, Jatene meteu quase 500 mil votos de frente sobre Ana no dia 03 de outubro. Nossa pesquisa foi a que predisse os resultados o mais próximo possível da realidade do dia das eleições.

7- Nossas oficinas continuarão, nossas pesquisas estão dentro da legislação vigente. O mestrado em ciência política da UFPA continuará formando seus mestrandos. Doa a quem doer. Veja os ataques dos professores petistas aqui

8- Vejam, quase todos que assinam o ataque ao Mestrado em Ciência Política da UFPA, estão assinando carta de apoio à reeleição de Ana Júlia, veja aqui