Eleições 2010: Dilma 48% e Serra 41% - o que ocorreu?

A pesquisa do Datafolha mostra um realinhamento do eleitorado para o segundo turno. Dos 19% de votos obtidos por Marina, Serra herdou 9% e Dilma 2%., 8% foram para a indecisão. Em síntese, Serra herdou, até agora, 51% do voto verde.

O voto verde do sudeste é de uma classe média privada e anti-PT. Destes 8% que estão indecisos, creio que Dilma tem boas chances de conquistar a maioria destes 8%, ou 10 milhões de votos.

Neste momento, o grande favoritismo que frequentava o ninho vermelho é substitutido pela insegurança e pelo alarmismo generalizado. Quem não deve estar durmindo é o presidente Lula, que à revelia da direção e das bases petistas enfiou "goela" abaixo o nome de Dilma, que foi até o ano de 2005, uma pedetista.

Os próximos 08 dias serão decisivos para determinar o potencial de estabilização das preferências eleitorais por Dilma. As questões dos escândalos da casa civil e do aborto poderão decidir esta eleição. Quem imaginaria que questões ético-morais estariam na agenda central da sucessão presidencial?

Parece que a sociedade civil sinaliza para os "lobos" da política de que os pressupostos ético-morais em política assumem cada vez mais importância no mundo da democracia política do mundo ocidental periférico, para além do que imaginaria maquiavel. Quem for cardíaco que se aguente. Esta eleição será de tirar o fôlego.

O consenso contigente em favor de Lula e de sua sucessão ...foi quebrado, pelos escândalos e pelas fofocas da internet sobre a questão do aborto.