Eleições 2010: Lula e o segundo turno no Pará

Lula estará em Ananindeua (arterial 18) nesta quinta (14). O maior objetivo do presidente é tentar trazer aqueles eleitores que o avaliam de forma excelente para o apoio à reeleição de Ana Júlia. Uma tarefa muito difícil, haja vista a trajetória catastrófica deste governo nos últimos 4 anos. Podemos enumerar alguns erros primários deste governo comandado pela DS/PMM do B: desprezo pelos deputados da base aliada, saída do PMDB do governo, 6 mega escândalos, destruição da marca do PT na saúde e na educação, incapacidade de diminuir os índices de criminalidade na grande Belém.

É verdade que Ana Júlia fez obras importantes, como: O viaduto Danile Berg, o prolongamento da Independência, o programa Bolsa Trabalho, o Navega Pará e a atração de obras federais para o Estado. Mas estas realizações, ou ocorreram em final de mandato, ou foram embotadas pelas imagens negativas.

Estou analisando como o eleitorado percebeu este governo nos últimos 4 anos, o meu papel, é explicar o porquê Jatene ganhou o primeiro turno com quase meio milhão de votos de frente à Ana Júlia, sem possuir mais do que 15 prefeitos ao seu lado, e sem ter recursos capazes de impactuar visualmente o Estado. Não se trata de especulação, é fato que o eleitorado abandonou Ana Júlia/DS neste primeiro turno.

Não me venham culpar o eleitorado. O PT é o maior partido de massas e social democrata da América Latina e tem excelente exemplos de governos estaduais e federal, mas no Pará Ana Júlia e a DS, desgastaram profundamente a história petista, na medida que apresentaram uma péssima performance na gestão política, administrativa e orçamentária do Estado do Pará.