Lula sobre Rio 2016: é hora de acender a pira num país tropical

COPENHAGUE - ''Com muito orgulho, represento aqui as esperanças e sonhos de mais de 170 milhões de brasileiros. Muitos nos acompanham pela TV neste momento. Estão todos unidos, torcendo pelo Rio de Janeiro. Somos um povo apaixonado pelo esporte, apaixonado pela vida''. Com estas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o discurso em favor da candidatura Rio 2016.
- Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado. Digo com toda a franqueza: chegou a nossa hora. Estamos entre as dez maiores economias do mundo e somos os únicos que ainda não sediamos os Jogos Olímpicos. Para os outros será apenas mais uma edição dos Jogos, para nós não - disse Lula.
- Essa Olimpíada não será só nossa, será de todo o continente sul-americano. O COI saberá fazer isso. O COI instituiu novos esporte, agora o desafio é outro: expandir os Jogos para novos continentes. É hora de acender a pira olímpica num país tropical. Para a América do Sul será mágico - prevê o presidente.
- Aprendemos de todas as maneiras e esse é um motivo pelo qual meu governo está tão comprometido com a candidatura do Rio. Demos todas as garantias possíveis à realização dos Jogos, conscientes do legado que os Jogos deixarão ao Rio de Janeiro - declarou Lula.

JB Online