Greve dos bancários: nova negociação acontece na quinta.

Greve dos bancários: nova negociação acontece na quinta.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) marcou, para a próxima quinta-feira (1º), às 10h, uma nova rodada de negociação para tentar por fim à greve dos bancários. A reunião foi marcada após manifestação do Comando Nacional dos Bancários, que enviou ofício à Fenaban solicitando a retomada das negociações. Nesta terça-feira (29), a paralisação da categoria completa seis dias.
A última negociação aconteceu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram uma proposta de 4,5% de reajuste para os trabalhadores. Os bancários reivindicam aumento de 10% (inflação do período mais aumento real) e participação nos lucros de três salários mais R$ 3.850 fixos, além de valorização dos pisos salariais, criação de política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos os funcionários.
Outros pontos apresentados pela Fenaban e recusados pela categoria foram a redução da participação no lucro e a duração do pagamento do auxílio-creche. Segundo o acordo em vigor, o auxílio-creche é pago para crianças com até 83 meses; os banqueiros querem que a idade seja reduzida para 71 meses.
Pará - Quarenta e três municípios paraenses já aderiram ao movimento e a paralisação atinge 70% das agências em todo o Estado. No Brasil, a greve afeta o atendimento em 5.786 agências, segundo levantamento da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), com base nos dados dos sindicatos.

Fonte: O Liberal on line