VERGONHA DE SER BRASILEIRO

Ao assistir o Fantástico no último domingo em que o assunto abordado à respeito do relaxamento de prisão para crimes ediondos e que, após esse relaxamento, maior parte dos criminosos voltam a cometer os mesmos crimes sempre com as mesmas crueldades. Me senti mal e demorei a dormir, não conseguir conter a sensação de revolta em saber que vivo em um país onde a impunidade causa verdadeiros transtornos sociais, onde o maior condenado é a vítima que fica condenado a uma prisão pepétua de sofrimento ao lembrar para o resto da vida a perda de um ante querido, enquanto o delinq�?ente que já cumpriu 1/6 ou 1/3 da pena conforme o caso, tem direito a liberdade condicional concedida de acordo com a lei, o que na minha opinião é irrelevante e absurdo . Eu bem que poderia me orgullhar de ser brasileiro, com um futebol Penta campeão, com um voleibol sendo o número 1 do mundo, mas quando eu caio na real e vejo o outro lado da moeda me sinto angustiado e envergonhado de viver em um país onde as políticas públicas, na prática, ficam muito aquém de nossas nescessidades, vergonha de ter um país controlado por um código penal fajuta e ultrapassado e sem perspectiva de mudanças.
Nossas lideranças políticas estão mais preocupados em defender os seus interesses do que lutar pelos interesses da sociedade brasileira. Todos nós, quanto sociedade civil, estamos cansados de cobrar e denunciar o que está errado, e nada. A cada dia civis e mais civis perdem o direito de viver a vida que à ele foi concedida por Deus. Não dá mais, cansei, não é possível mais orgulhar-me de ser brasileiro. A sensação que toma conta de mim, é de repúdio e de muita vergonha. Vergonha de viver em um país onde a justiça é chaqualhada. Vergonha de viver em um país onde o bom senso se ofusca diante dos interesses econ�?micos. A verdade, é que não da mais pra se orgulhar, vestir a camisa amarela, cantar o Hino Nacional e vibrar pela Seleção Brasileira, e nem me orgulhar de ser cidadão brasileiro indo as urnas escolher um representante, o qual, dificilmente representará os interesses da sociedade. Não há razão de orgulho. VERGONHA! VERGONHA E VERGONHA! Um país tão belo, com uma enorme biodiversidade liderado e governado por pessoas tão medílcres. Estou triste por estar matando um país dentro de mim. Serei eu um assassino? terei eu que cumprir pena? Uma coisa é certa: Enquanto esse país não tomar vergonha na cara , onde verdadeiramente a ética e o bom senso prevalecerem, será muito difícil eu empunhar bandeiras, cantar o hino, vestir a camisa amarela e pedir que a seleção seja campeã. Somente quando a paz reinar, a ética prevalecer, os anseios do povo serem levados em consideração , e a justiça voltar a colocar a venda nos olhos e fazer com que a impunidade seja varrida e devastada, poderei, quem sabe ainda nesta vida, me orgulhar de ser Brasileiro.
Aproveito a oportunidade e lanço os 10 pontos fundamentais da minha vergonha.
1 - SINTO VERGONHA EM FAZER PARTE DE UM PAÍS ...
1- A impunidade é fora de controle
2 - Onde existe doutores da lei beneficiando autores da corrupção
3 - Onde o ato de se levar vantagem é considerado sinal de intelegencia
4 - Onde políticos são beneficiados pela imunidade parlamentar
5 - Onde o político que responde a processo tem o total direito de ser candidato
6 - Onde a morosidade do poder público sangra a nossa paciência
7 - Onde a omissão do Estado se torna um fato consumado
8 - Onde as políticas públicas não estão de acordo com as nescessidades da sociedade excluída
9 - Onde bandidos de alta periculosidade são beneficiados por leis caducas e ultrapassadas
10 - Onde a justiça ainda possui um venda transparente nos olhos
Se você nesse momento sentir essa sensação de vergonha, justifique e complete mais um item abaixo.
Quero terminar meu manifesto com um pequeno recado aos políticos brasileiros. SE MANQUEM, TOMEM VERGONHA NA CARA E MUDEM O CÓDIGO PENAL, NINGUÉM AGUENTA MAIS, CHEGA DE IMPUNIDADE, VAMOS IMPOR LIMITES PARA QUE MAIS TARDE NÃO SEJA EU OU UM PARENTE SEU QUE VENHA A CHORAR A PERDA DE ALGÚEM.

Professor Marcio Montoril Santiago