Pará anuncia grandes projetos de desenvolvimento

Na Agência Pará

Na tarde desta quarta-feira (12), o Hangar-Centro de Convenções recebeu a governadora Ana Júlia Carepa; cinco secretários de Estado; os presidentes da Sudam, Banco da Amazônia e Banpará; o diretor de Energia da Companhia Vale, Tito Martins; presidentes de federações de classe e sindical; prefeitos, deputados e empresários. Estas autoridades dão a medida da importância do evento de que participavam: a instalação, pelo governo do Estado, do Fórum Paraense de Competitividade (FPC), que reúne 28 membros representantes de diversos setores produtivos e instituições públicas e de fomento, com o fim de identificar e eliminar gargalos da economia paraense, para tornar nossos produtos mais competitivos.

A governadora Ana Júlia Carepa destacou, em seu discurso, o desafio de conciliar crescimento econômico com distribuição de renda, e que todas as ações do atual governo convergem para atingir este objetivo "de forma sustentável, sem destruir nossos recursos naturais".

Ana Júlia Carepa falou ainda do zoneamento territorial que norteia as ações de desenvolvimento no Estado e a valorização do capital humano como agente essencial de desenvolvimento. "Assim é que conseguimos, junto ao presidente Lula, a construção de mais uma universidade federal do Pará, no oeste do Estado".

Na questão da infra-estrutura educacional e tecnológica, Ana Júlia Carepa destacou a construção, pelo governo do Estado, de três parques de ciência e tecnologia (Belém, Marabá e Santarém) e o programa NavegaPará, que, por meio de convênio com a rede de fibra ótica Metrobel e com a Eletronorte, vai levar internet de alta velocidade a dois milhões de pessoas em 15 municípios, até agosto próximo, e a 60 cidades até o final do ano.

A governadora também anunciou que o novo presidente da Eletrobrás, José Antônio Lopes, que toma posse na próxima segunda-feira, anunciou uma agência da empresa em Belém, fazendo jus aos investimentos em energia programados para o Estado. (leia aqui a matéria na íntegra)