Guerra do Iraque custará 3 trilhões aos EUA, segundo economista

No JC

A guerra no Iraque custará pelo menos três trilhões de dólares aos Estados Unidos, afirma o prêmio Nobel de Economia americano Joseph Stiglitz em seu novo livro, publicado recentemente.

"O custo das operações militares americanas - sem levar em conta os gastos a longo prazo, como cuidados com os ex-combatentes - já supera o custo da guerra do Vietnã, que durou 12 anos, e representa mais que o dobro do que custou a guerra da Coréia", segundo o livro "The Three Trillion Dollar War: The True Cost of the Iraq Conflict" ("A guerra de três trilhões de dólares: o verdadeiro custo do conflito no Iraque").

O cálculo feito por seus autores, Stiglitz e Linda Bilmes, professora da Universidade de Harvard, é muito superior ao divulgado pelo gabinete de orçamento do Congresso americano, cuja estimativa de gastos relativos às guerras empreendidas pelos Estados Unidos até 2017 fica entre 1,2 e 1,7 trilhão de dólares.

Após cinco anos de campanha no Iraque, o gasto da guerra deverá aumentar para mais de 12,5 bilhões por mês em 2008, contra 4,4 bilhões em 2003. Com a guerra no Afeganistão, o total alcança 16 bilhões mensais, o equivalente ao orçamento da ONU, segundo os autores.

Stiglitz e Bilmes apontam para o fato de que a administração do presidente George W. Bush não leva em consideração em seus cálculos elementos críticos como as ofertas de bônus para atrair e manter recrutas no Exército, o custo da cobertura de saúde dos ex-combatentes e as pensões às famílias daqueles que morreram na guerra.