Blog do Josias: Ex-presidente da Casa da Moeda desdiz Itamar

Na Folha

O ex-diretor de Produção da Casa da Moeda Tarcísio Jorge desmentiu as declarações do ex-presidente Itamar Franco de que Fernando Henrique Cardoso usou o Plano Real como escada para ascensão da candidatura tucana. em entrevista ao blog do Josias de Souza, Jorge disse que as primeiras notas do Real trazem a assinatura de FHC porque ele era o ministro da Fazenda quando as cédulas foram impressas.

Em entrevista aos repórteres Marcello D'Angelo, Durval Guimarães e Marcos Seabra, Itamar Franco disse que FHC --que deixou a pasta da Fazenda para concorrer à presidência da República em março de 1994-- rubricara as notas "sem poder assinar", porque "sabia que, sem o autógrafo, sem ele na cédula do Real, ele não ganharia" a eleição.

Segundo Jorge, as notas foram assinadas enquanto FHC ainda estava no cargo, em 1993. "No início de 1994, pelo menos seis meses antes de o Real ser posto em circulação, começaram a ser produzidas as cédulas", disse.

Segundo Jorge, "isso de o ministro assinar as matrizes antes de as cédulas entrarem em circulação é um acontecimento corriqueiro. O Banco Central encomenda as cédulas com antecedência. Se há mudança de ministro, ele não joga as cédulas fora. Seria um absurdo."