Após resultado do PIB, Bernardo sinaliza retomar negociações de reajuste salarial

Na Folha

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) sinalizou nesta quarta-feira que o governo estuda conceder reajustes para os funcionários públicos federais. Bernardo disse que as negociações para conceder aumentos diferenciados --de acordo com cada categoria-- dependem da votação do Orçamento de 2008, mas foram favorecidas com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,4% em 2007 em relação ao ano anterior.

"É necessário equilibrar [as contas públicas]. Vamos avaliar todas as situações para verificar as condições de conceder reajustes com prazos diferentes", disse o ministro, após cerimônia em comemoração aos quatro anos de criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Bernardo afirmou que essa é a explicação que ele dá a todos os representantes dos servidores que procuram o ministério.

Para ele, o "recorde" na arrecadação e a aprovação da proposta orçamentária de 2008 favorecerão as negociações com os servidores.

Em janeiro, o ministro disse que todos os reajustes salariais para o funcionalismos estavam suspensos em decorrência do fim da arrecadação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) --uma vez que a proposta foi rejeitada pelo Senado em dezembro do ano passado.

No entanto, Bernardo disse que manteria o canal aberto de negociações com os servidores. De acordo com ele, assim que fosse possível, seriam negociados os percentuais acordados anteriormente com cada categoria.