"O Brasil tem que se fazer respeitar", diz assessor da Presidência

Na Folha

O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, admitiu que o governo federal mandou intensificar o controle aos espanhóis que chegam ao Brasil. "Mantivemos o mesmo critério. Simplesmente intensificamos um pouco mais a rotina. É normal. O país tem que se fazer respeitar".

Na quinta-feira (6), sete espanhóis foram repatriados por ordem da Polícia Federal brasileira, no aeroporto internacional de Salvador (BA). Para Garcia, não houve retaliação brasileira e, sim, reciprocidade em relação à postura adotada pelo governo espanhol com os brasileiros que chegam à Espanha.

"Já exercemos isso quando os Estados Unidos impuseram controles, que a nosso juízo pareciam um pouco exagerados em relação aos brasileiros que lá chegaram. Exigimos os mesmos procedimentos de lá. O que houve agora foi isso. A Polícia Federal não fez nenhuma coisa a mais", disse.

Garcia afirmou que a ordem para estabelecer a reciprocidade foi iniciativa do ministro da Justiça, Tarso Genro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seu aval. Segundo Garcia, Lula pretende entrar em contato com o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Zapatero, na próxima semana, para discutir a questão.

Neste domingo, o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) de Zapatero disputa a maioria no parlamento com o PP (Partido Popular).

Na avaliação de Garcia, o problema é impulsionado pela disputa eleitoral espanhola e será resolvido sem nenhuma dificuldade. "Vamos tratar de forma civilizada. Somos respeitosos com as normas da União Européia, mas, ao mesmo tempo, queremos o respeito aos brasileiros que é devido a qualquer pessoa", disse.

Garcia disse ainda que as últimas informações vindas da Espanha dão conta de que houve mudança de atitude dos oficiais espanhóis no aeroporto de Barajas, em Madri, dando a entender que o tratamento aos brasileiros melhorou
.