Desde 2003, 126 funcionários do ibama foram presos

Em A Tarde

Desde 2003, 126 funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram presos por danos ambientais. O dado foi divulgado pelo Ibama em nota sobre a prisão do chefe do instituto em Lorena, no Vale do Paraíba (SP). Evandro Gonsalves Chaves foi preso hoje pela Polícia Federal (PF), acusado de vender, ilegalmente, madeira da Floresta Nacional de Lorena (Flona).

"A operação da Polícia Federal integra um conjunto de ações empreendidas em parceria com o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio)", informaram os presidentes do Ibama, Bazileu Margarido, e substituto do ICMBio, João Paulo Capobianco. "Essa cooperação continuará ativa e visa a fortalecer a gestão pública e valorizar o corpo funcional das instituições ambientais." Além de afastar, preventivamente, os funcionários presos hoje, as duas instituições prometem instaurar um processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades deles nos crimes.

Investigações do Ministério Público Federal (MPF) em Guaratinguetá (SP) iniciadas em 2006 revelaram a venda de madeira da floresta para serralherias e de mudas de plantas com registro do Ibama, mas sem recolhimento de taxa federal obrigatória. Seriam comercializadas ainda anilhas de pássaros silvestres. O MP apura também o desaparecimento de animais que estavam sob custódia da unidade do instituto.