Brasil se aproxima dos EUA em obesidade infantil

No Último Segundo

O índice de obesidade infantil dos brasileiros está se aproximando dos níveis encontrados nos Estados Unidos, onde 15% dos adolescentes estão obesos. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que 3 em cada 10 jovens de 10 a 19 anos estão acima do peso.

Embora a estatística americana e a brasileira tenham utilizado metodologia distintas, os pesquisadores da Uerj acreditam que os números tendem a se igualar. O estudo do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Uerj analisou questionários aplicados a uma amostra de 260 alunos da escola Madrid, na zona norte do Rio. A prevalência de sobrepeso foi de 15,6%, sem diferenças significativas entre os sexos.


A de obesidade foi de 11,7%, prevalecendo em jovens do sexo masculino (14,6%). Entre as meninas, o porcentual de obesidade foi de 8,4%. “Talvez porque as meninas se preocupem mais com o excesso de peso”, analisou a pesquisadora Maria Inez Anderson. No total, 27,3% dos adolescentes estudados estão acima do peso, índice semelhante ao americano.

A pesquisa usou o Índice de Massa Corporal (IMC), aplicado para classificar indivíduos por faixas: baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade. Como os jovens ainda estão em fase de crescimento, adotou-se o critério de sobrepeso da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os adolescentes acima do porcentil 95 estão obesos, os classificados entre os porcentis 85 e 95 estão com sobrepeso.