A estratégia central da pré-candidata Dilma Roussef para se viabilizar eleitoralmente na luta pelo planalto é a construção de uma candidatura única da situação. Nesta condição será possível transformar o debate sucessório de 2010 num plebiscito em torno do projeto político representado pelo presidente Lula.
Como Ciro Gomes, depois das últimas pesquisas de intenção de voto, vem se animando para a disputa presidencial, Dilma e o palácio devem estar mobilizados para transformar Ciro em candidato ao governo de São Paulo. Esta possibilidade tem deixado os petistas graduados de São Paulo arrepiados. Martha Suplicy já deu sua estocada no PSB, partido de Ciro.
Serra até o momento vem demonstrando grande desempenho nas pesquisas. O grande inimigo da oposição são os resultados de gestão objetivo que Lula vem apresentando. Vamos ter uma luta de titãs em 2010 no Brasil. Será a alternativa que reforça a ação do Estado e do Social contra a alternativa que reforça a ação do mercado e do liberal na disputa presidencial brasileira.