PT e PMDB: que rompimento eleitoral?

Os analistas dos grandes jornais falam de um rompimento eleitoral entre PMDB e PT no Pará para as eleições de 2010. Acontece que não houve em 2006 uma aliança eleitoral entre PMDB e PT no primeiro turno daquela eleição. Então nenhuma coalizão eleitoral está sendo rompida. Acontece que o PMDB apoiou a candidata petista no segundo turno de 2006 e como tal, construiu uma coalizão parlamentar e de governo.

Novamente PT e PSDB estão polarizando as eleições estaduais. Ao PMDB é mais vantajoso, como partido, apostar no primeiro turno com candidatura própria, sabendo de antemão, que estará bem na fota independente de quem venha a ganhar as eleições de 2010. A equação é simples: O PMDB será ainda um partido muito importante na ALEPA, e estará na base governista, seja do PT , seja do PSDB.

Creio que a maior preocupação neste momento é do líder do PMDB Jáder Barbalho, que deve estar preocupado com os riscos de vir a disputa uma cadeira ao senado, com o PMDB saindo isolado ou semi-isolado.

O risco para o PT começaria se PR, PTB e os nanicos do estado formassem um chapão com o PMDB. Esta situação é pouco provável devido aos ataques do Diário do Pará ao prefeito Dudu do PTB. Caso este chapão, improvável, viesse a ocorrer poderíamos ter uma situação inédita e vexatória ao PT no Pará, qual seja: a passagem de PSDB e PMDB ao segundo turno.

Hoje a situação mais provável é: PT (mais a máquina estadual e federal) coligado com o PR, PTB e partidos nanicos da base do governo. O PSDB com uma forte candidatura (de Jatene) e o PMDB com 45 prefeituras, mais partes das máquinas federal e estadual.

Caso passe ao segundo turno PT e PMDB, os tucanos fecharão incondicionalmente com o PMDB. Aí a coisa ficará cinzenta para o governo Ana Júlia.