Conferência Metropolitana de Educação andando para trás

Uma proposta defendida por pedagogo e apoiada por professores seguidistas produziu um retrocesso político nas resoluções aprovada pela conferência metropolitana de educação, realizada este final de semana em Belém. A proposta aprovada relaciona-se às candidaturas à direção da escola. Recentemente a governadora Ana Júlia, com base na conferência estadual passada, baixou um decreto permitindo que todos os licenciados pudessem concorrer às direções das escolas, desde que possuissem uma especialização em educação.

Pois bem, a conferência metropolitana aprovou uma resolução atrasada em relação a esta questão: de acordo com a proposta aprovada, agora só podem concorrer à direção da escola quem for pedagogo, ou que possuir especialização em gestão escolar. Agora esta proposta vai à conferência estadual. Os defensores desta proposta foram pedagogos e especialistas em gestão escolar. Esta resolução alija milhares de licenciados da disputa pela direção da escola. Estão querendo criar uma reserva de mercado para pedagogos nas direções das escolas.

Ora, os pedagogos são importantes nas equipes multidisciplinar das escolas e serão sempre requisitados nesta função. Portanto seu espaço profissional sempre esteve garantido. Agora afirmar que só pedagogo pode ser diretor de escola é um absurdo, senão vejamos:

hoje 90% dos diretores das escolas são pedagogos ou especialistas em gestão escolar. A maioria das escolas estaduais pecam por péssima qualidade de gestão. Dentro de uma mesma cidade temos uma ou duas escolas que funcionam administrativa e pedagogicamente bem, e 10 escolas que estão submetidas ao compadrio entre gestores que fingem que administram e uma maioria de professores que fingem que ensinam os alunos.

Conheço muitas escolas estaduais aonde os professores que vestem a camisa da escola não podem dirigi-la porque não são especialista em gestão escolar. Quando chega a época de renovação da direção vivem mendingando em busca de um pedagogo ou congênere. E o que é pior, normalmente importam verdadeiras bombas para sua escola. A gestão, na minha opinião é a principal variável que explica o péssimo desempenho da escola pública estadual.

Portanto, permitir que todos os professores possam ser diretores de uma escola pública é o primeiro passo para superar a letargia administrativa das escolas. Não devemos esquecer que a reserva das direções das escolas dirigidas aos pedagogos foi uma invenção da ditadura militar, visando controlar pela "cabeça" o espaço escolar.