Unip era investigada pelo MEC antes de aprovar menino

Em A Tarde

A Universidade Paulista (Unip), que aprovou um menino de 8 anos no vestibular para o curso de direito, em Goiânia, era alvo de investigação do Ministério da Educação (MEC) antes mesmo do incidente. "A instituição já está em regime de supervisão por ter obtido, no curso de direito, indicadores que apontaram para deficiências", informou, em nota, o secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota.

Dados do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) de 2006, o último a avaliar cursos de direito no Brasil, mostram que a nota dos alunos da Unip de Goiânia ficaram abaixo da média nacional. Na prova que avalia conhecimentos específicos, os concluintes obtiveram nota média de 38,3, contra 42,8 da média no País. Os ingressantes em direito alcançaram em média 25,7 pontos, enquanto no Brasil a nota foi de 31,2.

O MEC informou que uma comissão do ministério visitou a Unip em janeiro e, agora, elabora um relatório para exigir a correção de dificuldades no curso. O protocolo deve ser assinado de comum acordo, pelo MEC e Unip. A Coordenação de Supervisão do MEC notificou ontem a universidade sobre o caso da criança aprovada no vestibular. Foram pedidos a prova e dados sobre o rendimento do menino.