Governo vai amparar desempregados do setor madeireiro em Tailândia, diz ministério

Na Folha

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Paulo Capobianco, informou hoje (4) que os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário vão implantar ações para amparar desempregados no município de Tailândia, no nordeste do Pará, onde a Operação Arco de Fogo fechou madeireiras e serrarias que trabalhavam com madeira ilegal.

"Será implementado mecanismo emergencial para atendimento das pessoas que não forem atingidas pelo seguro desemprego", disse o secretário.
Segundo ele, medidas concretas em relação ao tema devem ser anunciadas oficialmente na próxima semana.


Independente do socorro pontual aos desempregados, Capobianco disse que o principal desafio do governo federal na região é trazer para a legalidade a agropecuária e o manejo florestal. "O manejo é um atividade predatória que pode se legalizar com planos sustentáveis. Temos como, em Tailândia, organizar essa atividade desde que haja uma ação forte dos empreendedores locais".

Na área agrícola, o secretário ressaltou que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai ajudar na transição para a legalidade com técnicas de intensificação da produção, por meio das quais seria possível reduzir áreas utilizadas, recuperar as degradadas e gerar emprego e renda para a população.

Capobianco lembrou ainda que a fiscalização ostensiva e as punições rigorosas são necessárias para evitar que os madeireiros que cumprem a lei sejam prejudicados pela concorrência desleal. "Os que fazem manejo sustentável não podem competir com quem está desmatando ilegalmente, com custos de produção menores em uma atividade predadora", disse.