Governo investe R$ 12 milhões em ações sociais e econômicas em Tailândia

Na Agência Pará

O governo do Estado investirá cerca de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual em ações sociais e econômicas no município de Tailândia, alvo da operação “Guardiões da Amazônia”, no final de fevereiro, quando foram apreendidos 13 mil metros cúbicos de madeira ilegal. O anúncio foi feito pela governadora Ana Júlia Carepa, na tarde desta quinta-feira (06), no Palácio os Despachos, com a presença dos secretários de Estado de Governo, Cláudio Puty; Meio Ambiente, Valmir Ortega; Projetos Especiais, Marcílio Monteiro; e do procurador Geral do Estado, Ibrahim Rocha.

As medidas que se iniciam este mês foram estudadas por um Grupo de Trabalho (GT) constituído há 15 dias e dialogadas com os representantes do município, como Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Lions Clube, Maçonaria, Grêmio Estudantil, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira e Sindicato das Empresas Madeireiras, reunidos com assessores do governo do Estado, na última quarta-feira (05).

O plano do governo do Estado prevê a contratação de 800 trabalhadores nas obras de recuperação de vicinais e pavimentação, serviços de limpeza e arborização urbana e investimentos na agricultura familiar para mudar o modelo de produção em Tailândia. Para isso, a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) assinará convênio com a Cooperativa de Produtores de Tailândia visando o aproveitamento do suco do caju, fruta que já tem sua castanha beneficiada no município.

Também será dinamizada a criação de animais, intensificada a produção de oleaginosas para produção de biocombustíveis - o município é o maior produtor nacional de dendê, com 30 mil toneladas de frutos em 2007 - e incentivada a produção de leite. Em Tailândia, há uma indústria que produz três mil litros, enquanto tem capacidade para dez mil litros/dia.