Aécio janta com o PMDB pensando em 2010

Em O Globo

SÃO PAULO - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que disputa com o governador de São Paulo, José Serra, a vaga do PSDB para uma candidatura a presidente da República em 2010, participa de um jantar na noite desta segunda-feira em São Paulo com líderes do PMDB, entre eles o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, e o ex-ministro e ex-deputado Delfim Neto, na casa do advogado José Yunes, no bairro do Morumbi. Nas últimas semanas, Aécio já se reuniu com lideranças do PT, PDT, PCdoB e PSB.

Segundo pessoas próximas do governador mineiro, Aécio tenta construir um arco de alianças de centro-esquerda com vistas à eleição de 2010 para se contrapor à preferência do DEM por Serra.
- Ele (Aécio) já esteve nas últimas semanas com Patrus Ananias (ministro do Desenvolvimento Social) e Fernando Pimentel (prefeito de Belo Horizonte), pelo PT; com Ciro Gomes e Eduardo Campos (PSB), com o ministro Carlos Lupi (presidente do PDT) e Aldo Rebelo (PCdoB).


A idéia é cosntruir uma aliança para viabilizar sua candidatura em 2010. Enquanto os paulistas (Serra) apostam num confronto, Minas Gerais está pautada pela convergência - disse um parlamentar mineiro próximo a Aécio, presente ao jantar e que pediu para não ter o nome revelado.

Segundo fontes tucanas, o governador de Minas Gerais irritou o Democratas ao declarar recentemente apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à prefeitura de São Paulo, contrariando também o governador José Serra, que trabalha pelo apoio do PSDB paulista à candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição.

Em outro jantar promovido por Temer no fim do ano em Brasilia, o presidente nacional do PMDB e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), revelaram ter feito um convite a Aécio para que ele deixasse o PSDB e concorresse à Presidência em 2010 pela legenda. Também no ano passado, o presidente Lula disse em entrevista que apoiaria Aécio na sua sucessão desde que ele se filiasse ao PMDB.

O governador mineiro, no entanto, descartou que esse seja o motivo do jantar desta segunda.
- Não estou cogitando isso, não (sair do PSDB) - disse Aécio, ao chegar para o jantar com os peemedebistas.


Segundo ele, 2010 seria um dos pratos do cardápio do jantar, mas não o prato principal.
- Vamos conversar sobre tudo. Mas 2010 não é o objetivo final - desconversou Aécio.


O governador de Minas Gerais também negou que as conversas com líderes de diversos partidos tenha como objetivo a viabilização de sua candidatura à Presidência. Aécio disse que a idéia é criar convergências entre partidos que hoje disputam o poder, tendo como meta um projeto de desenvolvimento para o país.

- É muito cedo para isso (articular candidatura). Não me movo com esse objetivo. Quero participar de uma grande construção daquilo que acho que falta ao país hoje: um projeto de Brasil. Projeto de poder e candidaturas o país já tem de sobra - disse Aécio.

Esta é a segunda visita de Aécio a São Paulo em três dias.

- É sempre um prazer visitar a capital paulista - disse o governador mineiro, desconversando sobre a rivalidade com Serra na disputa pela vaga do PSDB para 2010.