PT “assume” governo em estado desesperador

Há nove meses das eleições de 2010, a governadora Ana Júlia amplia o núcleo duro do governo para as tendências majoritárias do PT (Unidade na Luta, PT pra Valer e Articulação Socialista). A Casa Civil deverá ser coordenada pela Unidade na Luta ( Everaldo Martins).

O PT vai assumir ônus pelo sucesso ou insucesso eleitoral da reeleição da governadora Ana Júlia. O núcleo duro, formado durante 37 meses pelos amigos pessoais da governadora ( Maurílio, Marcílio, Botelho e Puty), deixará um governo em situação desesperadora, perante a opinião pública.

Com apenas 35% de aceitação na opinião pública paraense, diríamos que se dependesse apenas da avaliação das políticas de governo, Ana Júlia já estaria derrotada. Porém Ana contará com a máquina de patronagem dos governos federal e estadual, além de toda a grande mídia paraense, e possivelmente com o apoio de Jáder, ainda no primeiro turno. Após o salto de Dilma na última pesquisa de opinião nacional, esta tendência começa a se estabelecer.

Será que o povo do Pará não promoverá, a partir dos grandes centros urbanos, uma rebelião eleitoral contra os acordos das elites governantes estadual? Esta reeleição será um excelente laboratório para ver se o fenômeno Dudu, ocorrido em 2008, se repetirá em 2010? O fenômeno Dudu diz respeito à reeleição de um governante, apesar de estar pessimamente avaliado perante o eleitorado: neste caso, a máquina falou mais alto do que a opinião dos setores esclarecidos da sociedade.