Pesquisa expontânea: Dilma passa Serra

A pesquisa expontânea (CNT/SENSUS) realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2010, mostra Dilma pela primeira vez na frente de Serra, 9,5% a 9,3%. Já na pesquisa estimulada, há um empate técnico, na margem de erro entre Serra e Dilma, mas com uma tendência, ainda, pró-Serra.

A presença do nome de Ciro Gomes na pesquisa vem sendo fundamental para a aproximação entre Dilma e Serra. O nome de Ciro retira intenções de votos em Serra.

Ciro e o temor do planato: ora se é verdade que a presença de Ciro na pesquisa, retira intenções de votos de Serra, é verdade também, que num eventual segundo turno, a maioria de votos de Ciro deslizaria em direção a Serra. A questão é: como enfrentar esta antinomia?

Eu não gostaria de estar na pele do Serra caso a tendência de crescimento de Dilma se mantenha. Serra tem uma reeleição garantida ao governo de São Paulo e, Aécio não tem mais direito à reeleição em Minas Gerais. Aliás Aécio, provavelmente, desistiu precocemente da candidatura ao planalto, para forçar Serra a enfrentar este dilema.

Aécio quer demonstrar que não se move por projetos pessoais, enquanto Serra...agora terá de demonstrar o mesmo. O problema é que Serra ainda não se declarou candidato. Espera os meses de março e abril, e quem sabe até junho. A pressão está insustentável para Serra assumir a candidatura já. Foi um golpe de mestre de Aécio... é a velha sutileza mineira.