A obras de Lula e o governo Ana Júlia.

"Marketing sem obras e obras sem marketing tem o mesmo resultado: derrota eleitoral"


Vamos fazer um paralelo entre a propaganda tucana no primeiro governo Almir Gabriel (1994/98) e a proganda petista no governo Ana Júlia, sob o aspecto das obras federais.

1- O governo tucano sabia capitalizar cada obra federal no estado. Eram as visitas de ministros e presidente no estado, ciceroneadas pelos governadores tucanos e seus secretários.

2- Era a construção de um plano de mídia para a capitalização de cada ação federal no estado.

3- Cada inauguração de obras federais de grande repercussão eram plenamente apreendidas pela equipe de marketing. Ao final do primeiro governo (1998), Almir Gabriel ainda não tinha inaugurado nenhuma obra de grande visibilidade pública, mas Almir estava montada numa excelente avaliação da opinião pública. O capital eleitoral de Almir, na reeleição de 1998 ,foi totalmente extraído das obras federais inauguradas no estado pelo governo FHC.

Agora vejamos a situação do governo Ana Júlia em relação às obras federais:

4-O governo federal tem muitas obras executadas ou em execução o estado. Mas Ana Júlia, até o presente momento tem avaliação negativa do povo do Pará, abaixo de 40% de aceitação.

5-O governo federal tem obras relevante no Pará como: Eclusas de Tucurui, reínicio do asfaltamento da BR 163 e Transamazônica, garantia, a partir de cobrança pública de Lula, para que a Vale verticalize sua produção, a exemplo da siderúrgica de Marabá. A criação da UFOPA. Mas a população dá o crédito exclusivo destes resultados objetivos ao governo Lula. Ou seja, o governo do Pará não planejou uma ação de marketing, para capitalizar as obras federais no estado. Ninguém percebe a importância de Ana Júlia, para que Lula decidisse investir no Pará.

6-A propaganda recente do governo estadual melhorou, todos percebem que os técnicos do governo estadual estão copíando o modelo de propaganda do governo federal. Mas a propaganda estadual ainda peca em traduzir o conteúdo das obras e suas consequências para a vida atual e futura do povo do Pará, ou seja, falta conteúdo nas mensagens.

7-, quantitativamente, o governo Ana Júlia tem mais obras próprias a mostrar, do que o primeiro governo Almir (1994/98), porém todos sabemos, que Ana recebeu um Estado "enxuto" dos tucanos, ao contrário de Almir Gabriel em 1994, que recebu um Estado devendo três meses de salários ao funcionalismo, e com a folha de pagamento chegando a 95% da receita corrente.
Nota 0 para a estratégia do marketing do governo estadual.

8-Quem entrega a estratégia de divulgação e propaganda a marqueteiro está fadado ao fracasso. O marketing deve ser uma aplicação objetiva de uma estratégia política pensada e formulada por politicólogos especialistas em competição eleitoral juntamente com o comando político do governo. Não cabe ao marketing pensar a estratégia política. A teoria do comportamento político e eleitoral é fundamental nestas horas. O marketing econômico é fundamentalmente diferente do marketing político. Na economia existe o jogo de soma positiva(mais de um jogador pode ganhar) e na política, mas propriamente na disputa para o executivo, normalmente é um jogo de soma zero (um ganha e outro perde).