Desempenho de governo e a reeleição

A percepção do desempenho do governo Ana precisa ser quantificada. Parece em primeira vista que este governo está na UTI perante à opinião pública. Agora todas as variáveis políticas e orçamentárias conspiram em favor da reeleição deste governo. Senão vejamos:

1- O governo Lula vem azeitado para a disputa e dará forte apoio ao candidato do PT no estado.
2- O governo federal tem muitas obras para mostrar no Pará: eclusas, luz para todos, forte pressão para que a siderúrgica de marabá seja viabilizada, bolsa família, asfaltamento da 163, asfaltamento em andamento da transamazônica etc.
3- O governo deve inaugurar algumas obras de impacto na região metropolitana como as inciativas que visam desafogar o trânsito, além de outras políticas públicas em andamento.
4- O governo disporá de muito recurso para trazer votos de ocasião com base em: asfaltamentos de ruas pelo interior, aterramento de vias e distribuição de bens clientelísticos. Enfim, a conquista de voto pragmático na camada mais pobre da população interiorana.
5- A fraca e dividida base oposicionista: O PSDB tem 13 prefeituras e o DEM 03, com baixa capacidade orçamentária. Mário Couto e Jatene prometem um boicote silencioso de um para com outro no processo de disputa eleitoral de 2010.
6- Jáder não pode arriscar a eleição para o senado. E com base neste objetivo deverá principalizar sua aliança com o PT, já no primeiro turno.

Enfim, apesar do amadorismo político do PMM à frente do governo estadual, tudo conspira para a reeleição de um dos governos mais ingênuo politicamente da história do Pará. Chamo de ingênuo aquele tipo de gestão que durante 30 meses chutou sua base aliada na ALEPA, não ouviu as tendências internas do PT no processo de planejamento estratégico da gestão e fez uma das piores propagandas institucionais da história recente. Haja amadorismo político.