O Pré sal e a oposição

A oposição parece que está numa sinuca de bico quanto ao envio do projeto de lei que regulamenta a exploração e o uso dos recursos do pré sal. As preocupações oposicionistas não são nada republicana. DEM e PSDB só pensam na repercussão desta política no ano eleitoral de 2010.

Não estão em jogo os interesses da sociedade, mas a estratégia que melhor diminua ou anule esta iniciativa perante a opinião pública brasileira. Porém a estratégia a ser adotada não parece fácil. Caso a oposição inviabilize a tramitação e aprovação deste projeto de lei será acusada de irresponsável com o país. Por outro lado, caso o projeto seja aprovado a oposição teme que o governo venha a ter enormes ganhos perante o eleitorado em um ano de eleições, como o de 2010.

Uma coisa é certa a avaliação de um governo é feita a partir de seus resultados objetivos em matéria de obras, sejam elas através de políticas públicas estruturantes e inclusivas, e ou através de grandes obras de infra-estrutura para o desenvolvimento econômico.

Mas dentro do jogo democrático este jogo se repete indefinidamente em qualquer democracia do mundo, o que revela o caráter instrumental dos discursos políticos. O que conta mesmo é a conquista e a manutenção do poder político. Maquiavel parece que estava certo. A ética é um artigo de consumo para enganar os ingênuos que ainda acreditam em boas intenções na arena política partidária.