Recentemente a câmara de administração do CONSAD fez chegar ao plenário deste conselho superior uma resolução que proibia a abertura da universidade para fins de atividades festivas. Inclusive proibia até os forrós realizados nas sextas feiras no vadião pelos centros acadêmicos estudantis. Como esta resolução chegou ao pleno do CONSAD às vésperas das eleições o reitor retirou o tema de pauta.
O resumo da ópera, nestes últimos 04 anos o belo campus do guamá da UFPA ficou fechado para atividades culturais. Acabou-se as famosas feiras universitárias, onde cada curso fazia a exposição de suas principais atividades. Havia apresentação de bandas da terra e a música popular e regional ganhava destaque.
Hoje na UFPA me deparei com uma convocação da chapa Regina-Licurgo chamando os estudantes para um grande arrastão a ser feito, não por um grupo de ativistas acadêmicos e políticos da UFPA, mas uma caminhada puxada pelo grupo Arraial do Pavulagem, Banda Virola e pela cantora Cleide Moraes. Em letras garrafais é anunciado que haverá farta distribuição de feijoada gratuita.
O preço de uma apresentação mediana do Pavulagem com 40 instrumentista deve chegar a R$ 10.000,00 (dez mil reais). O Pavulagem nunca tinha se envolvido antes em campanha eleitoral. Dizem que este grupo foi contratado para uma apresentação cultural para a universidade. Nada teria sido dito ao grupo a respeito de uma campanha eleitoral. Será que a turma da Regina não contou a verdade ao Pavulagem?
Os artistas são de primeira linha e estão ganhando seu cachê, até aí tudo bem. Mas se recordarmos que este grupo da Regina, à frente da reitoria, se recusou a produzir atividades culturais nos últimos 04 anos, nos leva a concluir que esta turma está instrumentalizando a cultura para fins eleitoreiros. Eles demonstraram nos últimos 04 anos que não vêem a cultura como uma atividade civilizatória e enriquecedora do espírito humano, pelo contrário, na prática desprezaram a cultura e os artistas de todas as matizes.
Sem dúvida é uma campanha pragmática, que despreza os debates públicos com outras candidaturas e feita com base na patronagem e com muito dinheiro. Está havendo abuso do poder econômico, é muita estrutura material. Até parece a campanha do Dudu.