Quem deve ser o novo reitor da UFPa? - I

1- Deve ser um(a) doutor(a)
2- Deve já ter administrado alguma instituição pública.
3- Ter trânsito acadêmico, administrativo e político nas esferas municipal, estadual e federal.
4- Ter perfil pluralista, ou seja, saber se relacionar institucionalmente com todas as esferas de governo e da iniciativa privada, independente das opções políticas, partidárias e ideológicas destes gestores.
5- Ter independência e autonomia política para poder gerir a equipe, sem ser capturado por grupos, ideologias e ou partidos.
6- Apresentar uma visão estratégica da universidade inserida no mundo, na amazônia e no Pará.
7- Escolher sua equipe baseada na excelência acadêmica e administrativa, respeitando os acordos com os grupos e correntes acadêmicas. Ou seja, não deve possuir preconceito em relação aos grupos organizados, porém só admitirá membros na equipe que tenham os pré-requesitos acadêmicos e administrativos, de acordo com critérios visíveis e verificáveis.
8- Ter sensibilidade política. A era dos técnicos deixou rastros de intolerância e cisão no interior da comunidade universitária.
9- Apresentar critérios republicanos para a avaliação anual do desempenho de sua equipe de trabalho. O assessor que apresentar desempenho abaixo do mínimo desejado deverá ser substituido por outro quadro administrativo/acadêmico, obedecendo os acordos institucionais e políticos previamente estabelecidos.
10- Ter relacionamento respeitoso com os segmentos corporativos da instituição.