Os corruptos e as eleições

Como evitar que políticos condenados em primeiras instâncias sejam impedidos de competir em eleições? Seguramente o caminho não será pela justiça eleitoral, nem pelo supremo tribunal federal.Ninguém em sã consciência defenderia que o princípio da inocência presumida seja esquecida pela ordem jurídica nacional. Ou seja, enquanto alguém estiver recorrendo de alguma decisão judicial não poder ser condenado a priori, senão passaríamos a exercitar o princípio de todos são culpados até que se prove o contrário.
Mas também sabemos que o código do processo brasileiro privilegia o direito de recurso e como tal, os processos tendem a ser tortuosos e longos, enquanto isso os políticos corruptos demoram mais de uma década para que seu processo chegue a uma decisão definitiva.
Qual seria o caminho mais rápido para enfrentarmos este câncer da política eleitoral e partidária brasileira? Bastaria que os partidos negassem legenda aos políticos com este tipo de histórico. Mas alguém poderia retrucar: os partidos, em sua maioria não passam de legenda de aluguel. Eu responderia- então que façamos uma mini-reforma política, que estabeleçamos critérios mais rígidos para a fundação, funcionamento e sobrevivência dos partidos, abrindo caminho para a eliminação das legendas de aluguéis. Enfim, no curto prazo só os partidos podem eliminar os corruptos da vida política brasileira.
Neste modelo de sistema eleitoral de lista aberta, onde em cada eleição apresentam-se milhares de candidatos disputando cargos proporcionais, dificilmente a grande massa terá condições de eliminar eleitoralmente os candidatos envolvidos em corrupção. Afinal, os custos de informação são muito altos, e o acesso aos jornais escritos são muito restrito, e como a atividade política é abominada pela grande maioria do eleitorado ninguém perde tempo buscando informações sobre as atividades políticas de vereadores e deputados.Fiscalizar os detentores dos cargos majoritários como prefeitos, senadores, governadores e presidente torna-se menos custoso devido ao baixo numero de detentores deste tipo de cargo.