A crise da educação básica no Pará.

Hoje a agenda da grande mídia local trata da problemática dos baixos níveis atingidos pelo Pará no que tange aos indicadores de desempenho educacional em relação ao ensino infantil, fundamental e médio.
Os especialistas no assunto aparecem apresentando seus diagnósticos e as possíveis soluções a médio e longo prazo. Não há dúvida que os métodos de ensino e aprendizagem devem ser sempre revitalizados e ou mesmo transformados. Esta roda já foi inventada e nossas autoridades precisam realizar experimentos a partir das boas experiências tanto local, nacional como internacional.
Uma coisa salta aos olhos, existem escolas de nível médio e fundamental premiadas convivendo no mesmo bairro com outras escolas de qualidade sofrível. Nestas escolas habitam o mesmo professor e o mesmo funcionário com o mesmo salário e as mesmas condições de trabalho. Quais seriam as variáveis explicativas para estabelecer as diferenciações qualitativas entre estas escolas? Será que esta não seria uma questão central para o diagnóstico da educação infantil, fundamental e média em nosso estado? Com a palavra nossas autoridades educacionais.