Semana indígena no Pará reunirá mais de 40 povos

Pelo menos quarenta e seis povos indígenas do Pará participarão, este mês, da II Semana dos Povos Indígenas, que acontece na capital do Estado. A programação inicia oficialmente no dia 22 e vai até dia 30 de abril. Acontecerá de forma descentralizada, em locais como a Fundação Curro Velho (prédio sede e Casa da Linguagem), na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Funasa, Museu Emílio Goeldi, Forte do Presépio, Hangar, Ver-o-Rio e Parque dos Igarapés. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através de órgãos como a FCV, Sejudh, Seduc e Secom, e Governo Federal, através da Funasa, MEC, MPEG, entre outros.

A programação deste ano é bem mais extensa que a primeira, ocorrida em abril de 2007. Conta com mesas de debates de temas polêmicos, de fundamental importância para as etnias, como a questão das reservas indígenas, a saúde e educação, a comunicação e a cultura. Haverá ainda exposições, vivências e oficinas voltadas para índios e não-índios, mostras de documentários realizados por indígenas e de vídeos sobre temas indígenas, palestras e feiras de artesanato, além de uma vasta programação cultural, que acontecerá principalmente no Ver-o-Rio e no prédio sede da FCV.

Um dos momentos mais importantes da Semana será a apresentação do Plano Estadual Pará Indígena, no dia 22, às 10h, no Parque dos Igarapés. O Plano é a resposta do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), às reivindicações apresentadas pelos índios durante a I Semana. Além das diversas etnias, o lançamento contará com a presença de autoridades do governo estadual e federal. No mesmo dia, data em que se comemora o “Descobrimento” do Brasil, as etnias participarão de ato simbólico no Forte do Castelo, numa alusão à chegada dos colonizadores. Na ocasião, um índio Kaiapó cantará o Hino Nacional e haverá apresentação de danças de diversos povos. A noite fechará com show de Nilson Chaves e Trio Manari.

A programação conta ainda com um seminário promovido pela Seduc sobre Educação Indígena, que acontecerá no Hangar Centro de Convenções, nos dias 24 e 25 de abril, e programações paralelas do Instituto de Artes do Pará (IAP), Sistema Integrado de Museus (SIM), Museu Paraense Emílio Goeldi, FUNASA e Fundação Tancredo Neves.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCV