Ação orquestrada do MST atinge 14 Estados e Distrito Federal

Na Folha

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realiza protestos e ocupações nesta quarta-feira no Distrito Federal e em 14 Estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
O movimento reivindica a liberação de linhas de crédito para construção de casas em áreas de assentamento. De acordo com o MST, a maior parte das mobilizações foram realizadas em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Em Brasília, a sede da Caixa foi desocupada após ser definida uma audiência dos trabalhadores rurais com o ministro Márcio Fortes (Cidades) e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos.
Os manifestantes também fizeram protesto em agências da Caixa e Banco do Brasil em cidades do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Sergipe, a Agência do Banco do Nordeste no município de Carira também foi ocupada pelos trabalhadores rurais, além três fazendas em cidades do interior.
Em São Paulo, os manifestantes ocuparam uma unidade da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no município de Bauru (a 350 km da capital) e a Secretaria de Justiça do estado de São Paulo.
Em Pernambuco, as ocupações foram nas sedes do Incra de Recife e Petrolina.
Na Bahia, o MST ocupou a área da Estação Experimental Manoel Machado, da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) --órgão do governo da Bahia. Também houve uma ocupação na BA-263, rodovia que liga os municípios de Vitória da Conquista a Itambé.
No Rio Grande do Sul os manifestantes ocuparam o prédio do Ministério da Fazenda e a Secretaria da Agricultura em Porto Alegre. Em Alagoas, a entrada do Porto de Maceió foi ocupada.
Em Goiás, os manifestantes ocuparam uma fazenda no município de Crixás e fecharam, por cerca de duas horas a BR-153, que faz a ligação da região Centro-Oeste com a região Norte, próximo ao município de Porongatú.
No Mato Grosso do Sul, houve trancamento em uma rodovia em Itaquiraí. No Rio de Janeiro o protesto foi marcado pela interdição da Via Dutra, na altura do KM 242, sentido São Paulo, durante uma hora.
Os trabalhadores rurais intensificaram hoje as ações da semana de luta pela reforma agrária. A ampliação do número de ocupações coincide com a véspera do aniversário do massacre de trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás (PA). Amanhã faz 12 anos que 19 sem-terra morreram no confronto com a Polícia Militar.