MEC confirma nome de Roberto Aguiar como reitor temporário da UnB

Na Folha

O Ministério da Educação confirmou na noite desta terça-feira o nome do professor aposentado Roberto Aguiar, 67, como reitor temporário da UnB (Universidade de Brasília). Aguiar foi o mais votado entre os três nomes indicados pelo Conselho Universitário da instituição para assumir temporariamente o cargo.
O anúncio do novo reitor foi feito pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, ao lado do ministro Fernando Haddad (Educação) e de Aguiar.
Hoje à tarde, Aguiar disse já sabia quais seriam suas prioridades caso fosse confirmado no cargo. Ele disse que vai apelar aos alunos para que liberem o prédio da reitoria onde estão acampados desde o último dia 3, rever as contas da universidade e investigar os contratos da instituição com as fundações.
Na ocasião, Aguiar afirmou que não pretende usar carro oficial nem apartamento funcional destinado ao reitor. Ao discursar para professores, alunos e servidores, ele apelou para que todos contribuam para resolver a crise que instituição passa.
"Não temos mais tempo de pequenos grupos. É o momento de grandeza. Nós passamos e a entidade fica. Nós passamos e deixamos uma marca de ética. É o momento histórico da universidade", afirmou.
Aguiar evitou confirmar se vai realizar eleições paritárias para escolha do novo reitor --nas quais o voto dos professores, alunos e servidores tem o mesmo peso-- como reivindicam os estudantes. Mas disse realizar as eleições no menor tempo possível é uma de suas metas
Paulista, Aguiar foi secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, assessor do Ministério da Educação na gestão do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) e professor da Faculdade de Direito da UnB por 20 anos.
Aguiar foi o mais o votado pelo Conselho Universitário da UnB durante reunião realizada hoje. Ele teve 40 votos. A professora Lourdes Bandeira recebeu 31 votos. Já o professor Gileno Marcelino obteve 24 votos.