Após encontro com Lula, centrais sindicais defendem projetos que alteram previdência

Em O Globo

BRASÍLIA. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, disse nesta quinta-feira que as centrais sindicais vão apoiar o projeto que acaba com o fator previdenciário e o que vincula o reajuste dos benefícios previdenciários ao salário-mínimo. Representantes das centrais se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para discutir o futuro das relações trabalhistas no país.

- Todas as centrais são favoráveis ao fim do fator previdenciário, que tem um erro grave: dá um peso muito grande à expectativa de vida. As pessoas não sabem quando vão se aposentar nem quanto vão ganhar. Também é preciso encontrar uma fórmula para os aposentados que ganham mais de um salário-mínimo. Eles não podem receber só o INPC - disse Artur Henrique.

Os projetos foram tema de encontro com Marinho, na noite de quarta-feira, e estarão nas comemorações do Dia do Trabalho, juntamente com a redução da jornada de trabalho de 40 para 44 horas semanais.

Da reunião no Planalto participaram os ministros Luiz Marinho (Previdência), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos). Lula orientou Mangabeira Unger a continuar conversando com trabalhadores e empresários sobre as relações trabalhistas, com ênfase em três pontos: redução da informalidade, ampliação da massa salarial na renda nacional e aumento das participações dos trabalhadores na estrutura sindical.