MPF/PA faz inspeção de urgência em Pronto-Socorro de Belém

No site do MPF

Procuradoria dos Direitos do Cidadão e auditores do Sistema Único de Saúde preparam relatório sobre a situação

A Procuradoria dos Direitos do Cidadão no Pará realizou inspeção de surpresa hoje (25) no Hospital de Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, o maior da capital paraense. Participaram a procuradora da República Ana Karízia Teixeira, dois analistas ligados ao Ministério Público Federal e dois peritos do Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (Denasus).

A inspeção foi determinada em caráter de urgência, após denúncias da população e da imprensa sobre a precariedade da estrutura e a falta de atendimento. Dois incêndios também foram registrados em menos de um mês no local. Já está programada, ainda para 2008, uma auditoria do Denasus no Pronto-Socorro, mas a procuradora Ana Karízia considerou ser necessário verificar imediatamente as condições do hospital.

A procuradora e os peritos passaram toda a manhã no hospital e visitaram todos os andares, checando a situação da cozinha, da lavanderia, enfermarias, unidades de terapia intensiva e dos setores administrativos.

As conclusões dos peritos médicos do Denasus, do perito sanitarista do MPF e da própria procuradora da República serão registradas em um relatório que deve ficar pronto até a próxima semana.

O trabalho faz parte das investigações de um Procedimento Administrativo aberto pelo MPF para apurar a situação do atendimento nos dois hospitais públicos de urgência e emergência da capital paraense. O Hospital de Pronto-Socorro do Guamá também deve passar por inspeção.