Governo investirá mais de R$ 12 milhões em Tailândia

Na Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa e o prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, assinaram nesta terça-feira (25), no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, um Termo de Cooperação Técnica que vai garantir ações imediatas do Estado no município. A ação necessária de emergência foi reforçada pela assinatura de um decreto municipal declarando - “situação de emergência” - em Tailândia. A governadora homologou o decreto e encaminhou para as mãos do coordenador adjunto da Defesa Civil, coronel Mário Wanzeler.

“São ações importantes para que possamos transformar Tailândia em uma terra de direito. Tenho certeza que o povo de Tailândia vai ter orgulho de seu município, sabendo que é possível se desenvolver com sustentabilidade”, destacou a governadora. Ana Júlia Carepa fez questão de dizer que quer trabalhar igualmente com a sociedade civil, que vai ajudar no desenvolvimento sustentável do município. O governo vai investir imediatamente cerca de R$ 12 milhões. Além desses recursos, a governadora assinou o decreto 825, no início de março, incluindo o município de Tailândia no Programa Pará Rural.

O programa prevê regularização fundiária, licenciamento ambiental dos imóveis, geração e distribuição de renda, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável. Os recursos do Estado serão aplicados na limpeza e recapeamento asfáltico da PA-150, pavimentação de ruas da cidade com bloquets, construção de um centro de referência de Assistência Social e a continuação das obras do hospital regional.

A governadora anunciou ainda ações da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) com relação à liberação de recursos para modernização de uma agroindustrial de beneficiamento de castanha de caju, além de uma câmara fria para armazenamento da poupa da castanha. “Vamos incentivar um novo modelo econômico no município, por meio de trabalhos integrados de secretarias estaduais e empresas de assistência técnica. Trabalho integrado, onde não há conivência com as ilegalidades”, reforçou.

Na ocasião também foi anunciada a criação de um grupo de trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para aprovação de novos projetos voltados para o trabalho com carvoaria e manejo sustentável da floresta. “Eu não vou ter o mesmo padrão que outros governos tiveram, enganando a população. Não vamos manter somente a economia de serrarias e madeireiras (legais), vamos redirecionar a economia e agregar valor a essa madeira. Nossa parceria é com a sociedade e com o poder municipal”, reafirmou.

O prefeito de Tailândia declarou que seu governo não é empecilho para qualquer ação do governo, que beneficie a população de Tailândia. “Macarrão”, como também é conhecido, lembrou da história, dizendo que o desmatamento já vem há muitos anos. “Ninguém quer ficar na imoralidade”, comentou. Segundo ele, 4.200 trabalhadores receberam ‘baixa’ em suas carteiras de trabalho.

“Quando o prefeito diz que o desmatamento tem muitos anos de ilegalidade, temos que concordar, mas estamos vivendo um momento em que o cumprimento das leis, em primeiro lugar, é o compromisso deste governo e, em segundo lugar, é uma exigência hoje da sociedade. Nada justifica a ilegalidade”, finalizou.