Lula nega produção de dossiê contra governo FH e pede que aliados não alimentem debate

No Globo

BRASÍLIA - Em duas oportunidades, nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o caso do dossiê sobre os gastos do governo Fernando Henrique Cardoso publicado pela revista "Veja", com informações de assessores do Palácio do Planalto. Na reunião da Coordenação de Governo, com ministros, Lula orientou governo e aliados a não alimentarem esse debate e reforçou a decisão da Casa Civil de mandar investigar, por meio de uma sindicância, o vazamento de informações sigilosas para a imprensa, consierada grave no Planalto.

No final da tarde, na reunião do Conselho Político - integrado por presidentes e líderes dos partidos aliados - o presidente foi categórico ao negar que o governo tenha preparado o dossiê contra o governo tucano.

- Se em 2005, quando eu estava numa situação difícil, não fiz dossiê, por que eu faria agora? Esse dossiê interessa a quem? Talvez a quem queira prejudicar o governo - afirmou Lula, segundo relato de participantes da reunião.

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, leu para os aliados a nota da Casa Civil negando a autoria do dossiê.