Eleições no Pará: Ana usa ou não a máquina de governo?

Professor, é impressão minha ou você passou de cientista político, figura da análise da conjuntura e do momento político, para se por como cabo eleitoral do Jatene e logo adversário de Ana Júlia; sei que em ciência não existe neutralidade, nem na vida empírica sobretudo. Sua postura me parece efetivamente tendenciosa e não crítica sociologicamente. Está acontecendo algo nesse sentido? Cadê a postura séria e ética que você esboçara no início do seu trabalho? Desculpe pelas indagações incisivas, mas me sentir obrigado a fazê-lo, pois de quando em quando bebo dessa fonte. Obrigado!

Assina.
Anônimo:


Edir Veiga, responde:

Caro anônimo:
A grande imprensa nos informa que haverá uma grande reunião no Hangar com todos os concursados. Esta reunião visa pedir votos para Ana Júlia.

A grande imprensa nos informa novamente das relações promíscua entre a COSANPA e o consórcio sanear, através de um aditivo contratual no valor de 10 milhões.

Edir; Exemplo de uso da máquina: os temporários do estado são intimados a participarem de todas as ações políticas em favor da campanha de Ana.Vc já tentou conversar com algum? Se não faça! Chame para uma conversar um temporário da Seduc, que certamente vc poderá certificar-se de quanto os mesmos estão servindo de cabos eleitorais.


Qual deve ser a postura de um analista imparcial? ficar calado frente a estes episódios?

Aí eu, e meus amigos recebem informação através de torpedos falando de um empate técnicos entre Jatene e Ana Júlia. O que eu deveria fazer, como analista imparcial, ficar calado?

Meu caro, reveja seus conceitos em torno do papel dos analistas. Creia, é muito fácil ficar babando ovo do governo, vc não acha? Creia, vc não tem idéias das pressões indiretas que sofrí nestas eleições. Mas meu território é da análise da ação política que é por natureza conflitivo.

Não tenho medo em desagradar nenhum poderoso. Principalmente os poderosos que emergem na democracia, pois eles estão montados na vontade popular, e o povo é sábio em matéria de avaliar o quadriênio de executivos estaduais, pelo menos é o que venho assistindo nesta ameaça de derrubada espetacular de Ana, juntamente com uma imensa máquina federal e estadual.

Tenho dito.