Governo Ana garimpa legendas e deputados

Hoje os jornais anunciam a voracidade do governo Ana em ampliar sua base partidária e parlamentar na Alepa. Uma coalizão estável não se garante apenas com cargos às vésperas de 2010. A conjugação de forças partidárias é pressuposto para a governabilidade. Uma outra dimensão na ciência de governar não vem sendo praticada pelo direção política do governo. Esta dimensão é a governança, que tem vários desdobramentos. Na dimensão da sociedade política implica em capilarizar a gestão para dentro da base partidária e parlamentar através de fóruns onde partidos e deputados sejam ouvidos permanentemente a respeito das diretrizes de governo.

Outra dimensão é o cumprimento dos acordos políticos firmados com a base aliada. A maior queixa de partidos e deputados governistas é a falta de cumprimento destes compromissos. Esta prática errante leva à incerteza e a construção de uma base pastosa ou à não base.

No Pará os deputados da base aliada não confiam nos emissários do palácio dos despachos. O deputado Airton Faleiros, pela sua habilidade e respeitabilidade pessoal é quem ainda mantém o diálogo com os desonfiados deputados governistas.

Caso o governo não madureça e deixe as práticas juvenís de lado na direção política, a gestão não vai a lugar nenhum e poderá ocorrer enormes "traições" no período eleitoral que se aproxima. É ver para crer.