Vem aí mais 17 municípios ao Pará

Os jornais de hoje noticiam que muito em breve teremos mais 17 municípios no Pará. Creio que a melhor forma de o Estado brasileiro se fazer presente no interior do Brasil com saúde, educação segurança, saneamento etc, é através dos municípios. Porém esta tese só tem substância se acabarmos com o dirigismo da união sobre o Estado brasileiro. Para termos uma idéia apenas 15% do bolo tributário nacional é repassado aos municípios.

No Pará 80% de seus municípios vivem à míngua e de pires na mão frrente aos governos estadual e central. Estes municípios não conseguem arrecadar nem IPTU, fruto da tradição paternalista e populista que atingem a maioria dos gestores destes municípios. O dinheiro do FPM só dá para pagar o pessoal e manter a máquina funcionando (água, luz, telefone etc.)

Portanto, criar novos municípios dentro do contexto de hipertrofia orçamentária da união, significa tão somente socializar a miséria orçamentária municipal. Para termos uma referência, em 1902 nos EUA eram destinado 52% do orçamento nacional aos municípios.