Presidente do TSE defende que eleitor escolha vice e suplentes nas eleições

Folha Online, em Brasília (Renata Giraldi)

A menos de cinco meses das eleições municipais, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, defendeu nesta quarta-feira (7/05) que os eleitores passem a ter direito de escolher os candidatos a suplente e também aos cargos de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito.

"[Será que] não é chegada a hora de informar aos eleitores [sobre quem são os candidatos a vice-presidente, vice-governador, vice-prefeito e também a suplentes]?", questionou Ayres Britto, em sua primeira entrevista coletiva como presidente do TSE.

Para o ministro, é fundamental ainda que os partidos políticos sejam mais rigorosos na filiação de seus candidatos para evitar que aqueles com "ficha suja" sejam eleitos. No seu discurso de posse, Ayres Britto apelou para todos se esforcem para evitar que "maus" políticos ocupem cargos públicos.

"[Será que isso] não começa com um juízo mais rigoroso no registro de um candidato [no partido político]?", reagiu o ministro. "Eu apenas estou questionando".

Ayres Britto defendeu ainda o respeito à fidelidade partidária tanto por parte dos políticos como também daqueles que comandam as legendas para que sejam fiéis aos seus programas. "Como é que os partidos exigem fidelidade de seus eleitos e não são fiéis a si mesmos?", questionou.

O ministro disse que a realização das eleições municipais é a prioridade do TSE neste ano. Entusiasmado com a organização do Tribunal e do sistema informatizado, Ayres Britto garantiu que as eleições não terão erros.

"A eleição municipal é a prioridade número um. É a prioridade das prioridades. É uma tarefa que não pode dar errado e vai dar certo. Vamos envidar o melhor dos esforços para que a eleição transcorra em um clima de transparência, democracia e eficiência do processo apuratório", disse.