Blog do Josias: Para PSDB, presidenciável de Lula vai ao 2º turno

Na Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não indicou o seu candidato para a eleição de 2010, mas para o PSDB, o candidato nomeado à sucessão de Lula estará no segundo turno da disputa, revela o blog do Josias de Souza.

Pesquisas feitas a pedido do PSDB, a maior legenda da oposição, apontam para uma súbita ascensão do prestígio da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). O índice de intenção de votos subiu de até 3% para a casa dos 10%.

No partido oposicionista, a falta de unidade interna e a ausência de um discurso sólido para se contrapor, até 2010, à mensagem oficial causa temor. Líderes tucanos temem que a disputa entre os presidenciáveis José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) custe caro se mal administrada.
Para usar uma expressão do governador mineiro, falta ao tucanato uma novidade que possa ser vendida ao eleitor na fase "pós-Lula." O partido entende que criticar programas sociais como o Bolsa Família não dá votos e vender a estabilidade da moeda como um feito da era FHC já não surte efeitos eleitorais.

Leia a matéria completa no blog do Josias.