Estão em vigor, desde o dia 30 de abril, algumas regras editadas pelo Banco Central (BC) para regulamentar a divulgação e a cobrança de tarifas bancárias para todas as instituições financeiras do País.
Mesmo que a obrigação de informar claramente o consumidor já exista desde que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) passou a vigorar, em 1991, os bancos sempre relutaram em cumprir tais obrigações- tentaram até escapar do CDC, mas finalmente se viram forçados pela Justiça a seguir a lei.
Com uma arrecadação proveniente de tarifas que ultrapassou os R$ 40 bilhões no ano passado e o contínuo desrespeito do direito à informação, o setor financeiro levou a sociedade a tal descontentamento que o próprio BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) resolveram editar medidas que supostamente facilitariam a vida do consumidor bancário.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou tais medidas e chegou a conclusão que elas pouco ajudam; mesmo assim o instituto preparou informações que auxiliarão o consumidor/cliente a exigir mais clareza por parte dos bancos.
Também foi realizada uma avaliação do impacto que essas medidas terão no dia-a-dia e a comparação entre alguns pacotes ou "cestas" de serviços oferecidos pelos dez maiores bancos do País.
Fonte: Idec