Lula e ministros palacianos se dizem satisfeitos com depoimento de Dilma

Em O Globo

BRASÍLIA - Depois de mais de nove horas de depoimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governo respirou aliviado. A avaliação no Palácio do Planalto foi que a ministra se saiu muito bem no depoimento, mostrando os principais projetos e números do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e respondendo às perguntas sobre o dossiê contra o governo Fernando Henrique Cardoso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assistiu ao depoimento, mas recebeu relatos de ministros e assessores, e reagiu sem surpresa às avaliações do bom desempenho de Dilma.

- Era isso o esperado. Já fiquei sabendo que ela se saiu muito bem. O que para mim não é surpresa - disse Lula, segundo interlocutores do presidente.

O presidente não acompanhou o depoimento de Dilma porque passou boa parte da manhã em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e economistas. À tarde, Lula tratou do conflito entre índios e arrozeiros na reserva Raposa Serra do Sol, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e também do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia com vários ministros, entre eles Marina Silva (Meio Ambiente), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Reinhold Stephanes (Agricultura), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).

Para o Palácio do Planalto, o dossiê não é um assunto primordial para o país. Segundo essa avaliação, o objetivo da oposição ao convocar a ministra e insistir nesse tema era fazer disputa política, mas a ministra conseguiu impor o seu estilo e falar basicamente só sobre o PAC. O governo insiste que o importante é encontrar quem vazou os dados do governo passado e que, para isso, a Polícia Federal está investigando.

Os colegas palacianos de Dilma também disseram ter assistido a trechos do depoimento. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, responsável pela articulação política do governo passou o dia no Planalto recebendo parlamentares. No final do dia, Múcio esteve com Lula.

- Se a oposição queria desgastar a ministra, foi um tiro no pé. A ministra se saiu muito bem, e a oposição mostrou que não sabia o que fazer - disse o ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins.

O ministro da Secretaria Geral, Luiz Dulci, afirmou ter assistido apenas à introdução do depoimento, mas elogiou a colega:

- Eu só vi o começo e a ministra foi muito honesta, digna e capaz.