PSDB 2012: o desejo do partido e a necessidade política do governo tucano

Parecia favas contadas . Depois que o PSDB saiu quase destruído das eleições de 2006, surgiu uma avaliação praticamente consensual: o núcleo de governo tucano entre 1994/2006 priorizou uma fictícia União pelo Pará em detrimento do investimento no PSDB. Com a derrota de 2006 viu-se que de fato não existia uma União pelo Pará, mas uma União pelo Poder. A mesma base da  fictícia União pelo Pará foi servir de base para o governo Ana Júlia.

A partir da retomada do governo estadual em 2010 todos acreditavam que o PSDB jamais deixaria de disputar eleições nas principais cidades do Pará. Um PSDB, sem controle de cidades importantes evidenciado a partir de 2007, denunciava que não existia nenhuma base de apoio institucional importante capaz de ancorar o derrotado projeto tucano de 2006.

Agora o PSDB está em uma nova encruzilhada: o partido disputará a capital em primeiro turno, ou apoiará o candidato do PMDB em nome da consolidação da base governista na Alepa? Eis um debate que consumirá a cúpula tucana nos próximos 15 dias.

Qual o interesse que prevalecerá? Da estrutura do poder partidário ou os interesses prementes do governo tucano?