Crime de corrupção: quando a esquerda entra no vale tudo

Os pressupostos republicanos, democracia e controle social, sempre foram pressupostos para quem militava na esquerda. Até o PT e a esquerda chegarem ao poder de governo no contexto da redemocratização brasileira. Quando a esquerda pós ditadura chega aos governos central, estaduais e municipais,  comete erros de repercussões estratégicos para quem defende um projeto de esquerda democrática para o Brasil.

Este fato constatado na prática da esquerda brasileira, nos permite inferir de que houve uma disjuntiva entre teoria-prática e filosofia. A prática da esquerda brasileira consumou a máxima maquiveliana de que os fins justificam os meios. Assim fica fácil justificar ideologicamente perante a base militante dos partidos de esquerda, de que o caixa dois para campanha eleitoral, que é a mesma coisa de apropriação de recursos públicos para o financiamento de projetos políticos partidários de esquerda é perfeitamente justificável politicamente

Devo alertar de que não estou sendo sectário com os projetos de esquerda.. Tão somente reconhecia que era prática da direita oligárquica se apropriar das máquinas públicas para fins particulares. Porém a chegada da esquerda aos governos evidenciou que o caixa dois, digo, captura de recursos públicos para financiamento de campanha, não era prática apenas da direita, mas da esquerda também.

Quando ocorre a quebra objetiva entre o ser e o dever ser, ou seja, entre  filosofia e a prática, então estaremos sem bússola moral para a condução coletiva e individual e o resultado foi a perda da bandeira da moralidade pública pelo PT e pela esquerda brasileira.  A prática petista nestes últimos 30 anos foi sempre a manifestação de  um pavor dos líderes operários e camponeses  em relação aos militantes intelectuais das universidades. Intelectual só era aceito no PT se fosse um militante dos movimentos sociais. Sempre houve medo de que os donos do partido viessem a perder poder para os intelectuais.

Ai parece normal o mensalão e a condenação de Ana Júlia.