7 de setembro e a idéia de Nação

Excluindo os marxistas que detonam ideologicamente o conceito de nação pelo slogan: "nem pátria e nem patrão. Os marxistas querem uma pátria mundial do proletariado. O dia 7 de setembro seria o momento para o governo e o povo brasileiro reafirmarem a Pátria brasileira.

Como dizem os filósofos  do direito: a O Estado é uma criação dos homens, pois é fruto da guerra e da fraude, já a nação é uma criação divina, pois é fruto da convergência da subjetividade humana em torno de uma idéia de território, de povo, a partir de valores espirituais como a história, a cultura, as religiões, a língua, as artes, a música, o esporte,  a literatura- estes valores os torna irmanados como brasileiros, que se reconhecem como tal e se diferenciam de qualquer outro povo na face do planeta.  Segundo os historiadores foi com a guerra do Paraguai que começou os primeiros lampejos de nacionalidade. Portanto o sentimento nacional demorou quase 400 anos para brotar por nossa terra.

Quando uma população vira nação está criado um cimento invisível que liga as pessoas  entre sí e e destes com seu território. Este fato cria um excepcional antídoto contra a fragmentação do território. A nação é um aglutinador de população pré-jurídico e muitas vezes subsiste por séculos lutando contra outros estados a exemplo da nação palestina, da nação israelense, e como o foi recentemente timor Leste.

É por tudo isso que o Brasil merece uma política pública para reforçar o sentimento de brasilidade. Nos EUA o mês de julho é muito reverenciado por toda a população americana.  Aqui no Brasil passa o mês de setembro como se a comemoração da nação brasileira se resumisse aos desfiles escolares e militares.

Quem sabe nossos legisladores e governantes não venham a perceber a importância da nação para a unidade territorial e política? mas quando?