2012: eleitor pragmático é eleitor que vota bem

No Brasil o eleitorado vota de acordo com resultados de governo. É por isso que Edmilson e Dudu têm o mesmo eleitorado nas periferias.  Não adianta fazer crítica elitista pelo fato de o eleitor votar avaliando o resultado objetivo  de gestão: é assim que funciona em qualquer país, especialmente  em países de democratização recente.

Nas classes médias intelectualizadas Edmilson e Jordy têm o mesmo eleitorado.Então Edmilson travará bons duelos com Jordy  e por outro lado não deverá atacar Dudu, sob pena de vir a confundir sua potencial base eleitoral. Vejam o drama de Edmilson: Dudu é odiado pelas classe médias e aceito nas periferias. A questão é: como enfrentar este dilema na estratégia eleitoral?

Um dos pressupostos para o voto programático é a independência econômica do eleitorado frente ao  poder econômico e às máquinas administrativas. Assim, enquanto tivermos ruas esburacadas e ou não asfaltadas, ausência de drenagem, presença de favelas e etc, o poder econômico e administrativo sempre terá um papel decisivo, tanto nas eleições majoritárias como proporcionais. As oligarquias se alimentam da cidade desestruturada e do eleitorado miserável ou muito pobre.

Então o eleitor de qualidade surgirá de dois fatores combinados: distribuição de renda, aparelhamento dos equipamentos públicos e a construção de uma cultura cívica através do associativismo ou atividades altruistas por parte da sociedade civil.