Pesquisa lCP/UFPA/Veritate: O terrorismo e o alento

Anônimo disse:

Sou Professor da Universidade Federal do Pará há 20 anos. construo essa instituição com carinho e dedicação. Espero Edir, que as urnas sejam fiés à tua pesquisa. Caso contrário, a Pós Graduação em Ciências Sociais e o seu Laboratório estará em crise. Isso se a UFPa, o Reitor e o Laboratório não forem alvo de investigações para apurar a ocorrência de crime eleitoral. Boa sorte.

Respondo:
Meu caro.
Fizemos a pesquisa com a mais absoluta isenção. Esta pesquisa está disponível e pode ser solicitado por e.mail em ppgcp@ufpa.br para quem quizer analisá-la. Não cometemos nenhuma ilegalidade por isso não estou entendendo a espada de dâmocles que colocas em nossa cabeça. Quer dizer que se acertamos somos heróis e se errarmos devemos ser queimados em fogueira da inquisição? vê-se logo que você não é das ciências Sociais, a sociedade e seus atores não pode ser analisada na perspectiva do bem e do mal.

Meu caro.
Sabemos de nossa responsabilidade, nossos resultados divergem de todas as demais pesquisas. Não caimos na tentação de reacertar nossos dados em cima do achismo, do tipo: candidato A crescerá tantos pór cento na boca de urna, então vamos expressar vantagem do Jatene, mas faríamos um reacerto com base na margem de erro e no "feeling", assim não correríamos risco de errar. Não meu caro, estes foram nossos números e deverão oscilar na margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. Podemos até errar, mas o faremos com dignidade, jamais "mexeríamos" nos números para agradar candidato A ou B ou para não corrermos o risco de errar. Nos veremos no domingo a partir das 24.00 hs.


Edir: Tão importante quanto os números é a análise do LCP sobre os números. Aguardo. E. mais uma vez ,parabéns. Acho que a iniciativa de vocês é uma das mais importantes dos último tempos pra unir a Universidade com a Sociedade. Com maiúsculas mesmo. Afonso Klautau

Caro A.Klautau.

Hoje farei algumas análises dos números. Agradeço o reconhecimento pelo nosso esforço num contexto de intensas pressões. Logo eu que passei 22 anos no PT. Mas a ética do cientista(convicção), segundo Weber é diferente da ética do político (responsabilidade). Hoje- sábado-(2-10) não saiu uma vírgula de nossa pesquisa nos grandes jornais escritos.

Um abraço.
Edir.