Eleições 2010: O Debate da TV Liberal

Juvenil melhorou muito sua performance neste último debate na TV, demonstrou firmeza, segurança e combateu duramente Jatene, buscando diferenciar-se. Juvenil quer chegar pelo menos aos 10 pontos. A marca histórica do PMDB em disputas estaduais é 12 pontos.

Ana fez um vigoroso combate a Jatene buscando prestar contas das obras, serviços e políticas públicas de seu governo, comparando-as com o governo Jatene (2002/2006). Ana está mais solta na telinha. O que falta na fala de Ana é uma certa humildade para admitir os erros de sua gestão, diminuindo a natural antipatia de quem se demonstra auto-suficiente, num contexto de alta rejeição.

F.Carneiro é um excelente debatedor, desde os tempos de Alicerce da Juventude Socialista na década de 1980 na UFPA. Atrapalhou-se em números, que é o território de Jatene. Mostrou-se vazio quando foi perguntado sobre sua política para o setor rural. Passou 1.50 minutos criticando as políticas do PMDB,PSDB e PT, e nos dez últimos segundos de sua resposta deu uma lacônica resposta: farei a reforma agrária. Mas não disse como fará esta reforma: se expropiará terras, desapropriará ou apoiará invasões de terra.

O rosto de Jatene exteriorizava uma fatiga acentuada. É um excelente debatedor e sabe sair de situações difíceis, como daquela pergunta sobre os gastos com publicidade, feita por F.Carneiro. Jatene deu ar de trivialidade aos gasto de 138 milhões em propaganda em seus 4 anos de governo. No conjunto Jatene foi bem, e se depender deste debate não perdeu nenhum ponto.

Diria que o bom desempenho da noite foi de Juvenil. Destaco este dado, devido ao fraquíssimo desempenho deste candidato em debates anteriores na TV.